Thot: Simbologia na Arquivologia

Thot

Quem curte mitologia vai gostar de saber que os arquivistas possuem um deus símbolo da sua profissão. Thot, Toth, Tôt (e outras variações) é o nome em grego de Djehuty, deus egípcio que simboliza a sabedoria.

Autoridade sobre o conhecimento e o discurso divino, Thot é uma divindade lunar considerada o escrivão dos deuses e o patrono dos escribas. Tem a seu cargo a sabedoria, a escrita, a aprendizagem, a magia, a medição do tempo, as artes, entre outros.

Thot ao ser associado a lua, assim que o sol desaparecia, tentava vencer a escuridão com a sua luz. Essa ideia tem um sentido duplo ao associar conhecimento e iluminação.

Íbis

Descrito geralmente na forma humana como um escriba com a cabeça de íbis (ave símbolo da sabedoria), usa uma coroa de lua crescente coberta por um disco lunar. A divindade tinha importância notória no antigo Egito, uma vez que o ciclo lunar era (e ainda é) determinante em vários aspectos da atividade civil e religiosa da sociedade.

Thot é por vezes identificado com o deus grego Hermes Trismegisto. Sua filiação é atribuída ora a Rá (deus sol), ora a Seth (deus do caos e da violência). Thot é tido por ter desempenhado várias funções no mundo dos deuses, tais como conselheiro de Rá, arquivista dos deuses e ainda escrivão e guardião do Livro dos Mortos. Relacionado também às artes mágicas, as cartas de Tarot são muitas vezes referidas como o “Livro de Toth”.

Editado de  http://pt.wikipedia.org/wiki/Tot e http://www.jfaudio.net/toth_pt.htm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: